Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro na Bahia

Arraial d’Ajuda é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 16 997 habitantes, sendo 8 543 homens e 8 454 mulheres, possuindo um total de 7 741 domicílios particulares.

A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas. (Fonte: Wikipédia)

A história do Arraial D’Ajuda, um povoamento típico dos aldeamentos jesuíticos do século XVI, começou com a construção da igreja, que recebeu a primeira romaria do Brasil e hoje acolhe cerca de 15 mil romeiros da Bahia e do restante do país, que durante a Festa da Santa, de 7 a 15 de agosto, chegam para pagar promessas, fazer pedidos e render graças à padroeira do distrito, dos marinheiros e das longas viagens.

DICAS DE LOCAIS PARA CONHECER DO TRIP-ADVISOR

Foto da igreja de Arraial D' Ajuda - Arraial CandeiaO Arraial de Nossa Senhora foi mais uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas 3 naus: Conceição, Salvador e Ajuda, que viriam a ser nomes de cidades e de suas primeiras igrejas. Antes da construção da capela de palha só havia um planalto com uma plantação de um canavial. Na formação do povoado ajudou o ciclo da cana-de-açúcar e a partir de 1720, o do cacau.

Tiveram influências também outras culturas como piaçava, farinha de mandioca e pesca. Mas a maior de todos, sem dúvida, foi a peregrinação religiosa de centenas de pessoas que vinham em romaria e outros que mandavam buscar a água. Propagado pelos jesuítas que “fez Nossa Senhora mercê de abrir milagrosamente aquela fonte”, a boa nova do milagre se espalhou por todas as capitanias do Brasil.

Até o início do século XIX o Arraial D’Ajuda parecia não existir com alguma notoriedade maior. Na formação da população do atual distrito tiveram influência vários grupos étnicos, os indígenas (índios Pataxó) negros e os estrangeiros (portugueses, franceses, holandeses, ingleses e espanhóis).

O campo de aviação O campo de aviação, chamado como “Campo de Emergência”, foi construído em 1939 como a base estratégica a serviço dos promotores da 2ª Guerra Mundial. Sob responsabilidade do engenheiro-de-campo, Galdino Mendes, o campo foi feito em menos de 60 dias.

A “Revoada de Maio de 1939” foi uma festa para Porto Seguro e Arraial, que contou com a presença do almirante português Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que já era conhecido desde 1922 devido à primeira viagem aérea entre a Europa e a América, num pequeno avião “Lusitânia”. Também funcionava aqui uma agência de correios nos anos de 1947 – 1950.
Hoje no lugar do Campo de Aviação existe o Parque Central e ao longo da pista, especialmente do lado direito, alguns bairros mais populosos como São Francisco, São Pedro, Guanabara e Santiago.

Renda-se ao charme de Arraial d’Ajuda

Hoje Arraial D’Ajuda é um dos mais charmosos destinos que compõem a paisagem de Porto Seguro. O modo de chegar ao local é por meio da travessia de balsas no Rio Buranhém, onde, belas paisagens como os entrelaces dos manguezais, arrecifes e o encontro do rio com o mar, podem ser avistadas durante o passeio.
Rico em belezas naturais, Arraial tem 20 quilômetros de praias com águas mornas e transparentes, entrelaçadas de rios e com a presença de coqueirais e falésias.

Points badalados, praias calmas e até desertas se complementam em um cenário paradisíaco. Barracas com cobertura rústica de piaçava e toda a estrutura para garantir o conforto do visitante oferecem água de coco, sucos de frutas típicas e um cardápio variado, que inclui mariscos e pratos da culinária local, como o camarão na moranga e o peixe assado na telha.

Descoberto por hippies na década de 70, Arraial tem atraído turistas brasileiros e estrangeiros, sem perder a magia que encanta a todos que passam buscando um reencontro com a natureza e sem abrir mão do conforto.
Crianças, jovens e adultos podem encontrar muita diversão no roteiro que inclui as praias de Apaga-Fogo, Aracaípe, Mucugê, Parracho, Pitinga e Taípe, além do parque aquático, o Arraial D´Ajuda Eco Parque, que oferece muita emoção à beira mar.

Rua do Mucugê

Considerada a Rua Mais Charmosa do Brasil, a Rua do Mucugê tem excelentes restaurantes, cafés, boates, compras e atrações noturnas.

 

 

Beco das Cores

Em Arraial d’Ajuda, o Beco das Cores é uma antiga pousada que se transformou num minicentro comercial, com lojas, restaurantes e um sofisticado teatro/cinema.

Praça Caminho do Mar

Praça Caminho do Mar em Arraial d'ajuda Pousada Arraial Candeia

Em Arraial d’Ajuda, a Praça Caminho do Mar é a mais nova opção de espaço com gastronomia, arte, compras, lazer e diversão. São 2.000 m² de área, com espaços livres como uma praça ‘de verdade’, com bancos, fonte e um pequeno palco onde acontecem apresentações musicais e eventos.

 

Passado:

Você sabia que Arraial D’ Ajuda é o primeiro Santuário Mariano do Brasil?

Monte Pascoal parte do Descobrimento do Brasil

Monte Pascoal

Conhecida como “Esquina do Mundo”, e localizado a apenas 5 quilômetros de Porto Seguro bem na Costa do Descobrimento. Antes, Arraial de Nossa Senhora como homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aqui aportaram com suas embarcações conhecidas por: Conceição, Salvador e “Ajuda”. Essas embarcações acabaram dando nomes as cidades da Bahia.

Uma bica tida como “milagrosa” e descoberta em 1549 com a construção da ermida de Nossa Senhora da Ajuda começou atrair romeiros.

Foi na década de 70 que Arraial D’ Ajuda foi descoberta pelo movimento hippie e ganhou fama internacional com a sua incrível simplicidade. Dai para a invasão por aventureiros de todo o mundo que se estabeleceram aqui foi um pulo. Com essa diversidade de línguas, o local ganhou a fama de “Esquina do Mundo”.

Ainda hoje os índios da etnia pataxó habitam a região, diferente dos tupiniquins que foram descritos na carta de Pero Vaz de Caminha em 1500. Esses índios, segundo consta, habitam a região desde o século XIX, quando ocupavam uma área que vai do rio Mucuri até o João de Tiba e agora “modernizados e aculturados”, estão presentes em assentamentos como as aldeias de Barra Velha, Boca da Mata, Mata Medonha e Coroa Vermelha (Cabrália) onde encontramos artesanato muito bonito produzido por eles.

 

No alto de uma falésia você tem a sensação de avistar o “descobrimento do país” com uma visão deslumbrante do por do sol, da brisa marinha que nos faz sonhar com tanta beleza e história.
Venha conhecer Arraial D’ Ajuda, viver a sua história aqui na Pousada Arraial Candeia que te espera de braços abertos com “portas escancaradas” para o ambiente familiar e elegante que você merece.

Venha descobrir a Rota do Descobrimento e se apaixonar.
Pousada Hotel Arraial Candeia

s