Arraial d’Ajuda é um pedaço do paraíso na Terra, e quem a visita não esquece e não quer sair daqui.

Segundo a Wikipédia, Arraial d’Ajuda é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 16 997 habitantes, sendo 8 543 homens e 8 454 mulheres, possuindo um total de 7 741 domicílios particulares.

A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.[2]

Um pouco de história de Arraial d’Ajuda

Quarto com rede na varanda em arraial d'ajuda - Pousada Arraial Candeia taipe-arraial-candeia-arraial-d-ajuda - Pousada Arraial Candeia Quarto da Pousada Arraial Candeia em Arraial d'Ajuda Bahia

Batizado com esse nome de tradição cristã-branca – foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: Conceição, Salvador, e Ajuda – que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas.

Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d’Ajuda. Não existem variações – somente a forma “Arraial d’Ajuda” é a correta. Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente – Arraial D’ajuda. Na língua portuguesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d’Ajuda.

Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Atualmente, centenas de fieis peregrinam anualmente até a Igreja afim de celebrarem a Romaria, procissão que ocorre de 06 a 15 de agosto em homenagem a padroeira do distrito.

A Pousada Arraial Candeia em Arraial d’Ajuda

s